Genética dos Gatos Maine Coon

A genética de cores e padrão de uma ninhada de gatos é bem complexa, porém tem algumas regras básicas:

  1. Os gatinhos machos sempre obtêm ambos os genes de cor da mãe. O filhote macho em uma ninhada será sempre ou a cor da mãe (ou uma das cores no caso de particolor) ou a forma diluída da cor da mãe.
  2. As gatinhas recebem um gene de cor de cada um dos pais. A cor das gatinhas fêmeas em uma ninhada será sempre uma combinação das cores do pai e da mãe ou a forma diluída dessas Para obter qualquer um dos padrões / cores red ou creme em gatinhas, o pai deve ser um dos padrões / cores red ou creme MAIS a mãe deve de alguma forma demonstrar vermelho ou creme.
  3. Somente os pais imediatos determinam a cor / padrão de um gatinho. A cor / padrões encontrados no pedigree de um gatinho NEM sempre afetarão diretamente a cor / padrão do gatinho.
  4. O padrão de um gatinho pode ser herdado de qualquer um dos pais. Uma característica dominante (todas as cores e padrões dominantes, shaded, smoke, white, tabby, bi-color, etc) não pode pular gerações. A característica não pode ser transmitida de uma geração para a próxima sem mostrar essa característica em cada geração. Um gato exibindo uma cor dominante (black, red, tortie, etc.) deve ter um dos pais que exibe uma cor dominante dos pais de cor recessiva (creme, blue, etc.) não podem produzir uma prole de uma cor dominante (black, red, etc.). Um tabby (não silver) deve ter pelo menos um dos pais que seja silver tabby, shaded ou smoke.
  5. Todos os gatos red terão algumas marcas tabby. Se um red pode ou não produzir um tabby dependerá se é um tabby verdadeiro com um tabby ou pai sombreado ou se é um red com marcações tabby fantasma e nem um tabby nem um pai sombreado. Um gato red tabby que não é um tabby verdadeiro não pode produzir uma prole de gato tabby de qualquer outra cor sem ser cruzado com um gato tabby verdadeiro ou sombreado. Um gato branco (smoke or shaded) deve ter um dos pasi que tenha  branco. Um gato sombreado deve ter pelo menos um dos pais que é sombreado.
  6. Um progenitor sombreado pode produzir uma prole smoke, mas um progenitor não sombreado (smoke) não pode produzir uma prole sombreada, a menos que cruze com uma prole sombreada
  7. Um bicolor deve ter um dos pais bicolor.
  8. Gatos Parti-color (blue-creme, tortie, calico) são quase sempre fêmeas, mas podem ser machos ocasionalmente (e nem sempre são estéreis).
  9. Um gato branco deve ter um pai branco.
  10. Um gato branco nasce tanto com uma cor branca (que você vê) quanto com uma cor mascarada (que você não vê) e pode produzir com base no branco e na cor / padrão invisível. A cor / padrão mascarada deve ser determinado, com base no pedigree do branco e na prole produzida em uma criação controlada, a fim de prever efetivamente a cor / padrão da prole esperada. Curiosamente, os gatinhos brancos podem ter uma pequena mancha colorida no topo da cabeça quando nascem. Esta cor deve ser notada, pois é a cor que o branco está mascarando e a cor que o gato irá procriar como quando adulto. A mancha de cor pode ser visível por vários meses, mas muitas vezes desaparece à medida que o gatinho amadurece.
  11. A genética para gatos brancos sólidos pode afetar a possível cor / padrão dos gatinhos esperados, pois o pai branco pode estar mascarando a cor / padrão necessária para produzir este resultado.Two longhair parents cannot produce a shorthair kitten.
  12. Dois pais classic tabby não podem produzir um gatinho mackerel, spotted, ou ticked tabby. Um ticked tabby deve ter um dos pais ticked tabby.
  13. Um mackerel or spotted tabby deve ter um pai ou mãe mackerel, spotted, ou ticked tabby O gene diluído deve estar presente tanto no pedigree do pai quanto da mãe para produzir uma prole diluída.

Tradução de Basic Feline Genetics: https://cfa.org/basic-feline-genetics/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *